MENSAGEM (com Tchello)



         Olá queridos irmãos em Cristo! aqui é um lugarzinho especialmente para que possamos trocar nossos comentários e impressões pessoais e cristãos. E espero que os grupos e movimentos possam usar este material para sua formação e temas específicos para seus encontros.
PAZ E BEM a todos! Amémmmm!
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
CARTA DE PEDIDO
 
A nossa juventude, dentro das pastorais está passando por uma fase de desânimo e falta de incentivo, dentro de nossas pastorais e principalmente movimentos jovens , de nossa diocese nisto, preocupados com esta crise que perpassa nossa juventude e com receio de que ela perca sua identidade de pessoas fortes e com grandes sonhos dentro de nossa igreja católica apostólica romana, viemos apresentar esta proposta para incentivar o ânimo e o anúncio de nosso senhor Jesus Cristo no meio daqueles que necessitam, para guiar e incentivar o Evangelho de Jesus no meio da juventude. É necessário, e urgente o incentivo a comunhão das paróquias e pastorais e movimentos, incentivando-os ao verdadeiro sentido missionário que nossa Igreja Católica Apostólica Romana propõe e assim viver de forma livre e animadora uma pastoral de comunhão.
Neste intuito, convidamos vossa comunidade de Bom Principio  á acolher o movimento da Caravana da Evangelização, para que juntos possamos fazer mais próximo o sentimento do Reino de Deus na Terra, no coração dos jovens que vivem em sua localidade.
Se sua resposta for “sim” entre em contato conosco pelo fone:
(86) 9441-0410/8124-6700
(Marcelo santos – Tchellus)
 
CARAVANA EM MACAPÁ-PI
 
Meus queridos irmãos em Cristo, estamos novamente nos preparando para mais uma caravana da evangelização, agora na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, Comunidade de Macapá, em Luis Correia-PI.
É uma graça ter todos junto nesta empreitada em prol da evangelização.
Diante da motivação do ano da fé e a preparação para a jornada mundial da juventude, estamos todos empenhados em anunciar Jesus para os outros jovens que necessiam da palavra do Senhor.
Vamos todos juntos e lembrem-se:  Eis-me aqui! Envia -me!
 
19.02.2013
 
 
CARAVANA EM GRAÇA FOI UM SUPER ENCONTRO DE BENÇÃOS
 
 
SE eu pudesse descrever este momento que passarmos hoje, descreveria de INESQUECIVEL, pois em todas as caravanas mesmo sendo tão abençoadas, nunca tivemos uma tão importante na vida de tantos jovens daquelas comunidades, todos viveram a plenitude de uma experiencia mais proxima de Deus. Vivemos um verdadeiro pentecostes da JUVENTUDE católica de PARNAIBA, muitos rostinhos iluminados, sorrisos sinceros e encantamento de uma experiencia que deveria acontecer em todo setor juvenil diocesano. Com certeza será algo que devera ser lembrado para a historia da PAROQUIA DA GRAÇA e antes de acabar batizamos nosso primeiro fruto o vivendo em graça.
PARABENS sheknah dance, chama viva, alpha, chama (joaz) jes, mae da fe, escapulario, guerreiros de cristo, ministerio JAV, jav, juces, pces, paroquia santa luzia, Angel dance, marial, reavendo sports e noticias, parnaiba catolica, divulgando o evangelho, pe eduardo, pe antonio soares, comuidades do carmo, rosario, merces, são jose! missionarios de cristo enviados nas casas., kerubins, kyrios, ágitah, e todos os empenhandos para fazer deste trabalho um bençãos, a visita do bispo diocesano alfredo shafler, e a todos mesmo, se esqueci de alguem desculpe-me, mas é tanta gente, obg amigos CARAVANENSES E ATE A PROXIMA!!!!!!!!!!AMEMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM!!!!!!!

 
SOMOS CARAVANA EM GRAÇA!!! 30.10.2012
 
Queridos irmãos em Cristo, é com grande alegria que anunciamos o retorno da Caravana da Evangelização em Parnaiba-PI. Portanto, estejam prontos para o combate, estaremos juntos na missão de levar a palavra de Deus em todo o lugar.
Juntos somos mais! e celebremos o ano da fé com garra e força no Senhor Jesus!
Abraços do irmão e coordenador, Tchello!
 
 
AGRADECIMENTO PELA CARAVANA 13ª ETAPA

Queridos amigos e lideres representantes do Movimento da Caravana da Evangelização, nós estamos felizes por mais uma realização desta etapa, e graças a Deus superamos todas as dificuldades, ocorridas durante a organização, queria agradecer em especial ao grupo ALA jovem, que com garra e perseverança tiveram a ousadia de hospedar a todos os visitantes que por la se fizeram presentes.
A benção do Senhor chegou em nossos corações neste dia, e a todos os grupos de dança, PJ e outros que la estiveram.
Vamos agora partir para a proxima etapa e continuarmos nosso trabalho, que venha a 13ª Caravana da Evangelização!

Mensagem de Retorno às atividades da Caravana da Evangelização-02.03.2012

        Amados irmãos em Cristo Jesus, que a PAZ do Senhor possa abraçar a todos que estas palavras acompanham e são lidas.
       Estamos iniciando uma nova fase, e depois de um tempo de parada das atividades caravanenses, estamos novamente retornando nossos trabalhos, todos estão ativos em busca de realizar nossos projetos, e continuar a evangelizar com graça e qualidade nossos encontros nas cidades por onde a caravana for realizada.
         A cruz da jornanda Mundial da Juventude, estará sendo acolhida em nossa região diocesana de Parnaíba-PI  e como estes ícones celebram o grande momento de unidade da juventude, devemos anunciar este acontecimento como uma oportunidade de expressar nossa fé e nosso valor no grande amor de cristo, e dar vez a fé de nosso papa e pastores da igreja em acreditar no poder de transformar da juventude do Piaui e do Brasil.
        Somos convocados a fazer parte novamente da vivencia do anuncio do evangelho e assim poder levar a Palavra de Deus aos nossos jovens e que diante de tantos obsctaculos superam suas aflições e dificuldades ao amadurecimento da fé.
Rumo ao objetivo principal JESUS.
Eu estou na Caravana e você?

Tchello Santos (coordenador do movimento)

MENSAGEM DO NOSSO PASTOR BISPO D. ALFREDO SHAFFLER
DIA 24 DE JULHO DE 2011 - CLIK NO LINK ABAIXO



ORAÇÃO DA CARAVANA



Conheça a História da Caravana da Evangelização!



PARTE 01

PARTE 02

Fonte: Blog Reflexione ( Parnaíba-PI)
Entrevista de João Marcelo
Entrevistado: Marcelo Santos ( O Tchello)
Em: 24 de junho de 2011.



Arrastão da Caravana da Evangelização!

Pois é amigos da Caravana, estamos nos aproximando do grande dia. O arrastão da Caravana se aproxima, e com ele bate já a ansiedade de reencontrar nossos jovens prontos para louvar o nome de Jesus, NAQUELA AVENIDA.
Toda a equipe está de forma interessada e sem limites para fazer deste primeiro encontro, um grande momento de louvor a Deus com grande alegria "E por isso, se o faço de boa mente, terei prêmio; mas, se de má vontade, apenas uma dispensação me é confiada". 1 Coríntios 9:17.
Estamos muito felizes por esta realizando este trabalho, e mais ainda por entender que nossa Igreja Católica, representada pela Diocese de Parnaíba-PI, está também em comunhão nesta empreitada.
A cada embate e obstáculo que estamos passando, nos dá a certeza de que este trabalho realmente é divino, e nos mostra a grande capacidade da juventude em construir uma situação de evangelização, como acreditava Paulo "Da qual eu estou feito ministro segundo a dispensação de Deus, que me foi concedida para convosco, para cumprir a palavra de Deus" (Col: 1, 25)
Nossa audácia em transformar é bem maior do que qualquer tipo de cansaço, desânimo ou desmotivação, onde não há lugar para remoer criticas mau construídas, nem qualquer tipo de pessimismo.
Estamos convictos de que estamos no caminho certo,"Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus" (1 Coríntios 3:9) e claro não podemos de forma alguma desanimar no meio da estrada, pois o Senhor conta conosco nesta messe. "Então, disse aos seus discípulos: A messe é realmente grande, mas poucos os operários. (Mateus 9:37)
Portanto, juventude católica, venham todos juntos nesta obra, auxiliem nos trabalhos de evangelização, por que chegou a hora e é agora, que necessitamos levar luz e luz da verdade "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará" (Jo: 8,32)













De Mãos Unidas Venceremos!

         Estamos a passos largos, pedindo apoio e grande oportunidade de oração pelo trabalho que será realizado em Parnaíba-PI, com a NONA CARAVANA DA EVAGELIZAÇÃO.
Estamos ansiosos pelos resultados e pedindo ao Senhor que esteja sempre presente em nosso meio e em nossos ideais seja nosso objetivo maior.
         A caravana na verdade, é um encontro onde podemos contemplar a capacidade de que nossa Igreja Catolica pode trabalhar em conjunto, sempre de mãos dadas por um mesmo objetivo.
         Não temos nesta oportunidade nenhuma pastoral ou comunidade tendo dominio pelo trabalho, mas na verdade todas estão em conjunto, vivendo a proposta sugerida, agarrando com carinho a iniciativa.
         A cada reunião nos fortalecemos com a empolgação e ao mesmo tempo a ação vivida pela equipe que está a frente direcionando, onde passamos a entender o trabalho como uma oportunidade de vivência familiar, a partir do contato que já temos, durante os encontros paroquiais.
        No entanto, estamos sempre na necessidade de mais pessoas se aderem a esta iniciativa, não para que tiremos disso, proveito social ou destaque pessoal de alguém, mas sim louvar e propagar o nome de Jesus.
Vamos todos juntos, viver a evangelização como meta e como fonte de vida para todos.
                                                                                                                              
                                                                                                                               Abração do TCHELLO


O que na verdade é Evangelizar?
fonte: http://www.comshalom.org/formacao/exibir.php?form_id=4604
Acesso realizado em 15/03/2011
Renovação da humanidade
18. Evangelizar, para a Igreja, é levar a Boa Nova a todas as parcelas da humanidade, em qualquer meio e latitude, e pelo seu influxo transformá-las a partir de dentro e tornar nova a própria humanidade: "Eis que faço de novo todas as coisas". (46) No entanto não haverá humanidade nova, se não houver em primeiro lugar homens novos, pela novidade do batismo (47) e da vida segundo o Evangelho.(48) A finalidade da evangelização, portanto, é precisamente esta mudança interior; e se fosse necessário traduzir isso em breves termos, o mais exato seria dizer que a Igreja evangeliza quando, unicamente firmada na potência divina da mensagem que proclama, (49) ela procura converter ao mesmo tempo a consciência pessoal e coletiva dos homens, a atividade em que eles se aplicam, e a vida e o meio concreto que lhes são próprios.
Estratos da humanidade
19. Estratos da humanidade que se transformam: para a Igreja não se trata tanto de pregar o Evangelho a espaços geográficos cada vez mais vastos ou populações maiores em dimensões de massa, mas de chegar a atingir e como que a modificar pela força do Evangelho os critérios de julgar, os valores que contam, os centros de interesse, as linhas de pensamento, as fontes inspiradoras e os modelos de vida da humanidade, que se apresentam em contraste com a Palavra de Deus e com o desígnio da salvação,
Evangelização das culturas
20. Poder-se-ia exprimir tudo isto dizendo: importa evangelizar, não de maneira decorativa, como que aplicando um verniz superficial, mas de maneira vital, em profundidade e isto até às suas raízes, a civilização e as culturas do homem, no sentido pleno e amplo que estes termos têm na Constituição Gaudium et Spes, (50) a partir sempre da pessoa e fazendo continuamente apelo para as relações das pessoas entre si e com Deus.
O Evangelho, e conseqüentemente a evangelização, não se identificam por certo com a cultura, e são independentes em relação a todas as culturas. E no entanto, o reino que o Evangelho anuncia é vivido por homens profundamente ligados a uma determinada cultura, e a edificação do reino não pode deixar de servir-se de elementos da civilização e das culturas humanas. O Evangelho e a evangelização independentes em relação às culturas, não são necessariamente incompatíveis com elas, mas suscetíveis de as impregnar a todas sem se escravizar a nenhuma delas.
A ruptura entre o Evangelho e a cultura é sem dúvida o drama da nossa época, como o foi também de outras épocas. Assim, importa envidar todos os esforços no sentido de uma generosa evangelização da cultura, ou mais exatamente das culturas. Estas devem ser regeneradas mediante o impacto da Boa Nova. Mas um tal encontro não virá a dar-se se a Boa Nova não for proclamada.
Importância primordial do testemunho da vida
21. E esta Boa Nova há de ser proclamada, antes de mais, pelo testemunho. Suponhamos um cristão ou punhado de cristãos que, no seio da comunidade humana em que vivem, manifestam a sua capacidade de compreensão e de acolhimento, a sua comunhão de vida e de destino com os demais, a sua solidariedade nos esforços de todos para tudo aquilo que é nobre e bom. Assim, eles irradiam, de um modo absolutamente simples e espontâneo, a sua fé em valores que estão para além dos valores correntes, e a sua esperança em qualquer coisa que se não vê e que não se seria capaz sequer de imaginar. Por força deste testemunho sem palavras, estes cristãos fazem aflorar no coração daqueles que os vêem viver, perguntas indeclináveis: Por que é que eles são assim? Por que é que eles vivem daquela maneira? O que é, ou quem é, que os inspira? Por que é que eles estão conosco?
Pois bem: um semelhante testemunho constitui já proclamação silenciosa, mas muito valiosa e eficaz da Boa Nova. Nisso há já um gesto inicial de evangelização. Daí as perguntas que talvez sejam as primeiras que se põem muitos não-cristãos, quer se trate de pessoas às quais Cristo nunca tinha sido anunciado, ou de batizados não praticantes, ou de pessoas que vivem em cristandades mas segundo princípios que não são nada cristãos. Quer se trate, enfim, de pessoas em atitudes de procurar, não sem sofrimento, alguma coisa ou Alguém que elas adivinham, sem conseguir dar-lhe o verdadeiro nome. E outras perguntas surgirão, depois, mais profundas e mais de molde a ditar um compromisso, provocadas pelo testemunho aludido, que comporta presença, participação e solidariedade e que é um elemento essencial, geralmente o primeiro de todos, na evangelização.(51)
Todos os cristãos são chamados a dar este testemunho e podem ser, sob este aspecto, verdadeiros evangelizadores. E aqui pensamos de modo especial na responsabilidade que se origina para os migrantes nos países que os recebem.
Necessidade de um anúncio explícito
22. Entretanto isto permanecerá sempre insuficiente, pois ainda o mais belo testemunho virá a demonstrar-se impotente com o andar do tempo, se ele não vier a ser esclarecido, justificado, aquilo que São Pedro chamava dar "a razão da própria esperança", (52) explicitado por um anúncio claro e inelutável do Senhor Jesus. Por conseguinte, a Boa Nova proclamada pelo testemunho da vida deverá, mais tarde ou mais cedo, ser proclamada pela palavra da vida. Não haverá nunca evangelização verdadeira se o nome, a doutrina, a vida, as promessas, o reino, o mistério de Jesus de Nazaré, Filho de Deus, não forem anunciados.
A história da Igreja, a partir da pregação de Pedro na manhã do Pentecostes amalgama-se e confunde-se com a história de tal anúncio. Em cada nova fase da história humana, a Igreja, constantemente estimulada pelo desejo de evangelizar, não tem senão uma preocupação instigadora: Quem enviar a anunciar o mistério de Jesus? Com que linguagem anunciar um tal mistério? Como fazer para que ele ressoe e chegue a todos aqueles que o hão de ouvir? Este anúncio, kerigma, pregação ou catequese, ocupa um tal lugar na evangelização que, com freqüência, se tornou sinônimo dela. No entanto, ele não é senão um aspecto da evangelização.
Para uma adesão viital numa comunidade eclesial
23. O anúncio, de fato, não adquire toda a sua dimensão, senão quando ele for ouvido, acolhido, assimilado e quando ele houver feito brotar naquele que assim o tiver recebido uma adesão do coração. Sim, adesão às verdades que o Senhor, por misericórdia, revelou. Mais ainda, adesão ao programa de vida, vida doravante transformada, que ele propõe; adesão, numa palavra, ao reino, o que é o mesmo que dizer, ao "mundo novo", ao novo estado de coisas, à nova maneira de ser, de viver, de estar junto com os outros, que o Evangelho inaugura. Uma tal adesão, que não pode permanecer abstrata e desencarnada, manifesta-se concretamente por uma entrada visível numa comunidade de fiéis.
Assim, aqueles cuja vida se transformou ingressam, portanto, numa comunidade que também ela própria é sinal da transformação e sinal da novidade de vida: é a Igreja, sacramento visível da salvação.(53) Mas, a entrada na comunidade eclesial, por sua vez, há de exprimir-se através de muitos outros sinais, que prolongam e desenvolvem o sinal da Igreja. No dinamismo da evangelização, aquele que acolhe o Evangelho como Palavra que salva, (54) normalmente, o traduz depois nestas atitudes sacramentais: adesão à Igreja, aceitação dos sacramentos que manifestam e sustentam essa adesão, pela graça que eles conferem.
Causa de um novo apostolado
24. Finalmente, aquele que foi evangelizado, por sua vez, evangeliza. Está nisso o teste de verdade, a pedra-de-toque da evangelização: não se pode conceber uma pessoa que tenha acolhido a Palavra e se tenha entregado ao reino sem se tornar alguém que testemunha e, por seu turno, anuncia essa Palavra.

Ao terminar estas considerações sobre o sentido da evangelização, importa formular uma última observação, que consideramos esclarecedora para as reflexões que se seguem.
A evangelização, por tudo o que dissemos é uma diligência complexa, em que há variados elementos: renovação da humanidade, testemunho, anúncio explícito, adesão do coração, entrada na comunidade, aceitação dos sinais e iniciativas de apostolado.
Estes elementos, na aparência, podem afigurar-se contrastantes. Na realidade, porém, eles são complementares e reciprocamente enriquecedores uns dos outros. É necessário encarar sempre cada um deles na sua integração com os demais. Um dos méritos do recente Sínodo foi precisamente o de nos ter repetido constantemente o convite para congraçar estes mesmos elementos, em vez de os estar a opor entre si, a fim de se ter a plena compreensão da atividade evangelizadora da Igreja.
É esta visão global que nós intentamos apresentar seguidamente, examinando o conteúdo da evangelização, os meios para evangelizar e precisando a quem se destina o anúncio evangélico e a quem é que incumbe hoje esta tarefa de evangelizar.

Marchando Pra Jesus...Ôh Glória!                                      04/03/2011

            A Caravana da Evangelização fará um ano este mês na versão de Estreito -  PI no dia 07 de março de 2011, e com esta lembrança temos o prestigio de termos evangelizados, uma grande maioria de jovens vindos de todas as regiões da Cidade de Buriti dos Lopes, Caxingó-PI e Estreito, além de outras localidades circunvizinhas.
            Nesta lembrança que não se tem como não demonstrar tal alegria, vem aquele alento e reflexão da palavra de Deus que diz assim: (...) que se ponham em marcha! (Ex: 14; 15c). Assim era a ordem de Deus a moisés perante as necessidades do povo no meio da escravidão do Egito.
            Hoje o Senhor nos dá esta mesma ordem para que possamos nos conduzir em marcha, levantando a vara (Ex. 14;16) da ousadia, de uma juventude que necessita mostrar sua capacidade de viver melhor e conviver em paz com os seus. Termos a coragem de estender o braço, dar a iniciativa, poder enfrentar aquilo que chamamos de medo e colocá-lo a nosso favor. Ei medo! Eu não te escuto mais, você, não me leva a nada! (Skank). Marchar requer iniciativa, a perda do medo e o erguimento da vara de nossa juventude. Precisamos levantar o mastro do desejo de Deus e, nela amarrada a bandeira de nossa força e denúncias do sofrimento da juventude, que ocorre todos os dias nos hospitais, órgãos e setores da sociedade. Pois, há uma necessidade urgente. Assim eles saberão que Eu sou o Senhor! (Ex; 14, 18), esta é a vontade de Deus, o Senhor deseja que sabemos quem verdadeiramente é o Senhor. Somos responsáveis para desmascarar os senhores falsos que andam por sobre nossos pensamentos e mídias. Porque não há outro deus que nos preenche verdadeiramente com seu amor infinito de Pai. Quem entre os deuses e como Tú Senhor? (Ex, 15;11). Não há outro, a quem devemos recorrer e buscar a verdadeira Água viva! Portanto, nossa proposta como cristãos é criar nos nossos irmãos o desejo de reconhecer o verdadeiro Deus e fazer entender que o amor de Pai que Ele nos propõe é mais compreensivo e infinito.O amor do Senhor é uma sabedoria gloriosa; aqueles aos quais se revela ele a comunica para que o vejam.(Eclo;1,10) Somos a esperança dos batizados e a presença unanime de que Deus ainda existe fielmente nos corações juvenis que gritam por PAZ, para a manifestação de Deus e seu reino em nós.
Sejamos firmes e fortes na fé,
               Que a PAZ esteja em vc!             
 AMÉMMMMMMMMMMMM!
                                                                                                                Tchello
    

 Para todos aqueles que buscam em vão na escuridão da morte e da impotência. Demosntrar quem somos  e o que podemos fazer por Jesus que é nosso único pastor, e nossa porta que nos leva diretamente ao Pai. "Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas" (Jo: 10,7).
Então, dia 10 de junho de 2011 as 18h no Mirante, espero ansiosamente por todos.
Juventude, está na hora de nos tornarmos o que o Senhor nos predestinou: " meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões" (Atos 2:17)
AMEMMMM!!!!



VOCE É O VISITANTE: